Resulta bastante confusa a atitude da EU com Latino América em cada momento. Atitude da que participa o borbónico reino da Espanha. Quando o golpe contra o presidente Evo Morales por suposta fraude eleitoral que resultou falsa, tomou o poder a direita mais radical que provocou manifestações em contra por todo o país e a morte de 36 pessoas mais 500 feridas e o início de privatizações de bens estatais, EU e os USA reconhecerem de imediato o governo golpista da Jeanine Añez, que foi derrubado nas urnas trás pouco mais de um ano.
E há poucos meses, quando o golpe no Perú contra o governo constitucional de Pedro Castillo, o governo golpista de Dina Boluarte, que ocasionou violência, desabastecimento e já em janeiro “mais mortos que dias de governo usurpador” (hoje mais de 60) como dizia o advogado Noblecilla, também foi reconhecido por USA e EU, a pesar das reclamações no Plenário da CELAC de Lula da Silva (Brasil), Petro (Colombia), Maduro (Venezuela), Boric (Chile), Fernández (Argentina) e maioria de nações assistentes e muito especialmente López Obrador (México) que dirigiu também suas demandas á ONU, á OEA, aos USA e á EU; o reconhecimento segue a pesar da violação de direitos humanos e da democracia, até o ponto de que o 28 do mês passado fechou-se o “Lugar da Memoria” onde se custodiavam todos ao dados e recordos dos anos de repressão cidadã e luta guerrilheira, algo como nossa “memoria històrica”.
Ambos países, como ocorre na maioria de ibero américa, tenhem importantes recursos naturais e estratégicos que cobiçam os USA e incluso a EU, e resulta mais fácil apoderar-se deles com governos de direitas.
“E para mais confundir o Sr. Feijoo critica a assistência do presidente Pedro Sánchez (…) ao Cúmio Ibero-americano 2023 por coincidir com governantes autocratas”
Atualmente Bolívia, gracias á teimosia do seu povo especialmente nativo, recupera sua dignidade nacional, Brasil, Colômbia e Chile, volvem para o progresso , mas no Peru continua a repressão e intentos de privatização e as comarcas mais opostas ao governo golpista sofrem desabastecimento, escassez de alimentos, combustível e gas e perseguição; e nem os USA nem a EU se dão por aludidos. Surpreendentemente é o Presidente de Colômbia quem pide justiça e liberdade para o povo saharaui, que desde Espanha foi traído uma vez mais.
E para mais confundir o Sr. Feijoo critica a assistência do presidente Pedro Sánchez (ergo também do Rei, já liberado do desprezo á espada do Libertador) ao Cúmio Ibero-americano 2023 por coincidir com governantes autocratas, mentras ele convoca reuniões com a comunidade venezolana com especial protagonista da pastora evangelista, negacionista radical, Yadira Maestre. Muito cuidado, esse é o PP que temos aqui, aliado com sacerdotisas, igrejas muito ideologizadas, extrema-direita americana, etc.
Quinta do Limoeiro, abril do 2023.