Arcos de Valdevez | A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez celebrou protocolos de colaboração com a Confraria de Nossa Senhora da Peneda para apoiar as atividades de dinamização cultural do Santuário, bem como para a elaboração do Plano de Valorização Cultural do Santuário da Srª da Peneda, e para a realização de obras no Pórtico do Santuário.
Este momento contou com a presença da diretora Regional da Cultura Norte, “que deu conta do envolvimento e do ponto de situação do processo de classificação deste santuário, com sendo de interesse nacional”.
O Município de Arcos de Valdevez deu nota que “com esta cooperação “pretende-se valorizar o património, promover o turismo, os produtos locais e o comércio, e contribuir para a criação de emprego e rendimento, bem como para a fixação e atração de pessoas e investimento”.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é um dos maiores santuários Marianos do Minho e da Zona da Galiza e conta já com mais de 800 anos de culto.
O culto a Nossa Senhora da Peneda remonta a 5 de agosto de 1220, data em que a Nossa Senhora apareceu a uma pastorinha e pediu que “fosse construída uma ermida em sua honra”.
O Templo da Senhora da Peneda, situado na freguesia de Gavieira, datado do século XVIII, é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, em que nas suas laterais existem 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.
Trilho das Aldeias
A iniciativa Porta do Mezio 12 Meses 12 Caminhadas, da Câmara de Arcos de Valdevez, vai promover, o Trilho das Aldeias, numa extensão de oito quilómetros e dificuldade moderada.
Em comunicado, aquele município, explicou que o trilho vai permitir aos caminheiros “colherem frutos da época, observarem aves e paisagens”.
O trilho, com um custo de oito euros, tem início às 08:30 na Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez e percorrerá vários pontos de interesse como as Lagoas da Travanca, a branda de Berzavô, os lugares de Bostelinhos e de Bouças Donas.