Arcos de Valdevez | Foi com grande orgulho que a Autarquia recebeu a notícia de mais uma distinção de Arcos de Valdevez, com o Prémio “Cinco Estrelas Regiões” na categoria “Vilas”.
A atribuição destes prémios é baseada num estudo de mercado, que visa distinguir o melhor das regiões no País, concretizado através de uma amostra, com mais de 310 mil indivíduos. Esta eleição foi definida pelo grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os principais critérios que influenciam a sua decisão (Satisfação pela experimentação, Relação preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, Confiança na marca e inovação).
Este resultado vem, mais uma vez reconhecer o trabalho realizado pela Autarquia e os vários parceiros na promoção e valorização do território, do património cultural e natural e no envolvimento das pessoas, associações e empresas.
Arcos de Valdevez tornou-se um destino de eleição para os apreciadores de património, cultura e tradições, de ambientes naturais e de modos de vida ativos e saudáveis. Caraterizado por uma forte presença do valioso património histórico e arqueológico, da arquitetura civil e religiosa e por integrar o Parque Nacional Peneda-Gerês, único Parque Nacional, declarado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, que fazem deste concelho uma referência nacional e uma visita obrigatória.
É também um dos concelhos do Alto Minho com maior aumento da procura turística, tendo sido recentemente considerado pela Trivago como um dos principais destinos Emergentes em Turismo de Natureza, ocupando o 1º lugar dos destinos mais procurados do Minho.
A Câmara Municipal e os vários parceiros têm apostado na valorização do património natural e construído e na atratividade cultural e turística.
Recuperamos e dinamizamos a atividade no Paço de Giela e no Centro Interpretativo do Barroco. Abrimos o Museu da Água ao Ar Livre e o Espaço Vinhos e Sabores. Valorizamos a área arqueológica do Mezio-Gião. Estamos a concluir as obras da Oficina de Criatividade Himalaia. Apoiamos a recuperação da Casa do Castelo, em Sistelo e a criação de um Parque Biológico no Mezio.
Envolvemo-nos nas eleições de Sistelo como uma das 7 Maravilhas Aldeias de Portugal e dos “Charutos dos Arcos” como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Em Arcos de Valdevez temos uma agenda cultural de referência na região, com exposições, concertos, festivais e eventos, como o Sons de Vez e o Recontro Valdevez. Existe também uma vasta oferta de atividades de lazer, desportos náuticos e de montanha, percursos de natureza, rotas temáticas, miradouros, ecovias e trilhos.
Este concelho é igualmente uma referência pelos seus saberes e sabores tradicionais, como é caso da gastronomia, vinhos e doçaria conventual, do artesanato e das festas e romarias.
Toda esta dinâmica é fruto do trabalho, envolvimento e entusiasmo de muitos, da Câmara Municipal, das associações, das instituições e das empresas, e muito do envolvimento ativo da população residente e dos emigrantes.