Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara de Valença ”Nos 850 anos de São Teotónio evocamos a figura de um valenciano que foi uma das figuras centrais da formação de Portugal e da expansão do cristianismo”.
“As Viagens de São Teotónio a Jerusalém” é uma mostra sobre as viagens do primeiro santo português à Terra Santa patente ao público no Núcleo Museológico de Valença, até 18 de Fevereiro.
Estatuária, medalhística, filatelia, publicações, réplicas de embarcações e indumentárias da época dão corpo a esta mostra que se distribui pelos três pisos do museu valenciano.
Um espaço infantil vai permitir, aos mais jovens, desenvolver vários trabalhos sobre a figura de São Teotónio, num workshop permanente.
As Viagens de São Teotónio à Terra Santa inscrevem-se nos roteiros dos peregrinos da Idade Média o que se traduz, historicamente, na vasta implantação do cristianismo na Península Ibérica, apesar das dificuldades impostas pela ocupação árabe.
São Teotónio fez uma primeira viagem em 1112 e uma segunda aproximadamente dez anos mais tarde.
Esta atividade insere-se na comemoração dos 850 anos de S. Teotónio organizados pela Câmara Municipal de Valença e a Confraria de S. Teotónio.