Melgaço | O Presidente da Câmara Municipal, Manoel Batista, está a desenvolver todas as diligências para que a ULSAM e a Tutela tomem medidas drásticas no Centro de Saúde de Melgaço, após cinco profissionais terem testado positivo para a COVID-19. A autarquia disponibilizou testes a todos os que trabalham nesta unidade de saúde e reclama ação rápida.
Manoel Batista alerta para a situação, afirmando que “manter profissionais de saúde, pertencentes a um núcleo já com cinco infetados, a prestar serviços à comunidade, representa um risco de contágio cruzado muito elevado, quando ainda se aguardam os resultados aos 15 profissionais entretanto colocados em isolamento”.
Esta tarde, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho reuniu para analisar o pedido de Manoel Batista, tendo no final do encontro informado a autarquia de que o Centro de Saúde vai continuar em funcionamento com os serviços mínimos assegurados pelos colaboradores que não apresentaram sintomas, sendo que o atendimento dos doentes em área dedicada à COVID-19 passará a ser feito na ADC de Monção.
O autarca exige o encerramento temporário desta unidade de saúde para que seja realizada uma desinfestação profunda, tendo a autarquia diligenciado já esses serviços.