Arcos de Valdevez | A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez participou numa reunião da Subcomissão Distrital de Proteção Civil, com a ANMP, GNR, PSP, Polícia Judiciária e outras entidades de Proteção Civil, para analisar o elevado número de ignições ocorridos no distrito e no concelho neste mês de julho.
Nesta reunião, o Presidente da Câmara arcuense solicitou o reforço do efetivo de patrulhamento e vigilância, nomeadamente GNR e Exército, a intensificação da investigação dos incêndios pelas forças de Segurança, nomeadamente, a Polícia judiciária.
A Autarquia apela aos cidadãos que assumam e pratiquem comportamentos que contribuam para a diminuição do risco de ignição, não usando fogo junto das áreas florestais e informando as Autoridades sobre qualquer situação suspeita.
João Manuel Esteves também solicitou ao Ministério da Administração Interna, o reforço de meios, em particular de efetivos das forças de segurança, para vigilância mais ativa das áreas florestais, bem como a presença do segundo helicóptero no centro de meios aéreos do distrito.
De notar que, apesar das dificuldades deparadas pela dispersão dos meios pelas várias ignições praticamente simultâneas, o sucesso das operações tem sido visível, com a envolvência dos Bombeiros e de todos os Agentes de Proteção Civil, entre outras entidades cujo apoio é fulcral.