Ponte de Lima | A Avenida 5 de outubro, a mais emblemática de Ponte de Lima, conhecida por “Avenida dos Plátanos”, está interdita ao público por razões de segurança, de forma a salvaguardar a integridade de pessoas e bens, por tempo indeterminado.
A medida surge na sequência da queda de um ramo de grandes dimensões do plátano (nº70) sem que nada o fizesse prever e na ausência de condições meteorológicas que pudessem justificar o sucedido.
Foi também considerando o disposto num estudo solicitado pelo Município de Ponte de Lima, à TREE PLUS, Lda. – Spin Off da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro que recomenda um conjunto de intervenções, de diferentes tipologias, em vários plátanos, em resultado ao estudo de Avaliação Fitossanitária e do Risco de Fratura das Árvores da Avenida.
Face ao período de seca severa atravessado, do qual poderão ter resultado situações de entrada em stress hídrico por parte das árvores e com a entrada do outono, em que as previsões apontam, com enorme probabilidade, para a ocorrência de condições meteorológicas adversas, designadamente trovadas, chuvas e ventos moderados e fortes, o Municipio de Ponte de Lima adotou medidas de mitigação do risco que permitam evitar danos em pessoas e bens, na sequência de situações que eventualmente possam ocorrer à semelhança do que foi verificado, interditando a circulação de pessoas e a realização de qualquer evento na Avenida dos Plátanos.