Caminha | Caminha é um dos três melhores municípios para viver, a nível nacional, considerando vários critérios, mas desde logo o ambiental. O estudo que coloca o concelho no topo do “ranking” foi realizado pelo Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) e os dados preliminares foram divulgados hoje.
A iniciativa “Melhores Municípios para Viver” é um barómetro de avaliação da Qualidade de Vida nos Municípios, tendo por base os 10 domínios consagrados na Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (EUROFOUND). De acordo com os dados já conhecidos, Boticas ocupa a primeira posição no que à qualidade de vida diz respeito, seguido de Caminha e Montalegre.
Para o Presidente da Câmara, Rui Lages: “nós sabemos que é um privilégio viver no concelho de Caminha, mas é muito bom saber que há outras entidades, de fora, que fazem uma análise desapaixonada, objetiva, e que chegam a essa mesma conclusão. É uma excelente notícia para o nosso concelho, que nos encoraja, que nos dá ânimo e que reforça o nosso trabalho e a assertividade das decisões que temos tomado”.
No entanto, sublinha Rui Lages, “diz-se que a ‘sorte dá trabalho’ e no que respeita a garantir e manter a qualidade de vida é semelhante: dá trabalho – e estamos cá para isso, para trabalhar, e para fazer tudo para manter esta posição e para a melhorar. Todos os dias. Temos obtido outros bons resultados, noutros rankings, nas avaliações do Instituto Nacional de Estatística, do Instituto de Emprego e Formação Profissional. São leituras irrefutáveis, são indicadores que mostram que estamos no bom caminho, que nos animam, sem dúvida”.