Vila Nova de Cerveira | Os habitantes da Freguesia de Mentrestido, no concelho de Vila Nova de Cerveira, que precisem de renovar receitas de medicamentos, realizar uma teleconsulta (em articulação com a disponibilidade do Centro de Saúde), obter os certificados digitais Covid-19 ou atualizar os seus dados no Registo Nacional de Utentes já não precisam de se deslocar ao Centro de Saúde do concelho.
Com a entrada em funcionamento do primeiro Balcão SNS 24 é possível resolver todas estas questões, através dos meios digitais, com a ajuda de um colaborador habilitado. O Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e a Vereadora da Ação Social, Carla Segadães, visitaram, esta manhã, o espaço disponível na Junta de Freguesia de Mentrestido.
Fruto da parceria entre a ARS do Norte, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho, a Junta de Freguesia de Mentrestido e o Município de Vila Nova de Cerveira, a instalação do Balcão SNS 24 em Mentrestido, considerada uma das freguesias do interior do concelho cerveirense, visa facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, de uma forma segura e rápida.
De acordo com a Presidente da Junta de Freguesia de Mentrestido, Conceição Sousa, “apesar de parecer um ato simples, apresenta-se como uma grande mais-valia, sobretudo para os seniores que evitam fazer deslocações desnecessárias e dispendiosas à sede do concelho para resolver certo tipo de situações. Do feedback que tenho tido, acredito que este Balcão 24 SNS vai servir cerca de 70% da nossa população”.
Manifestamente satisfeito com a entrada em funcionamento deste projeto pioneiro no concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira prioriza “as políticas de proximidade e de combate à desertificação, disponibilizando serviços e ferramentas que vão de encontro às necessidades reais das populações do interior”.
Pois só, desta forma, é possível garantir “um serviço de proximidade em prol da saúde pública preventiva, evitando assim o aumento das desigualdades sociais e o acesso desequilibrado a cuidados de saúde básicos”. Expectante numa grande adesão, Rui Teixeira prevê poder “replicar esta experiência noutras freguesias do concelho, dando cumprimento a uma das prioridades plasmadas no programa eleitoral, pois incontornavelmente, as autarquias têm de ter um papel supletivo do esforço redobrado do Serviço Nacional de Saúde, sobretudo face ao contexto de pandemia Covid-19 e o seu impacto no agudizar das patologias”.
Ainda no âmbito da saúde e das boas notícias para a população de Vila Nova de Cerveira, o autarca cerveirense anuncia que, após a reorganização do Centro de Saúde local devido à Covid-19, está prevista a entrada em funcionamento numa outra freguesia do interior – Covas – uma extensão de saúde, em vez do polo de saúde que existia no período pré-pandemia. “O objetivo é que, pelo menos durante dois dias por semana, um médico e um enfermeiro afetos a esta extensão prestem o devido apoio aos utentes. Deixando de se realizar apenas uma consulta deslocada, sem serviço de enfermagem, como era até aqui”, assegura.
Com um colaborador devidamente habilitado, o Balcão SNS 24 de Mentrestido vai prestar apoio assistido ao cidadão, sobretudo a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios, numa primeira fase, todos os domingos, entre as 11h00 e as 13h00, podendo o horário vir a ser alargado consoante as necessidades.