Vila Nova de Cerveira | Perfeitamente enquadrado na beleza natural tão caraterística da Freguesia de Covas, no concelho de Vila Nova de Cerveira, o novo empreendimento turístico de casas de campo – Green Paradise Glamping – é composto por três casas em alvenaria, cinco bungalows totalmente equipados e uma piscina .
A cerimónia formal de inauguração decorreu, no passado sábado, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, do Presidente da Assembleia Municipal, António Quintas, do Presidente da Junta de Freguesia de Covas, André Araújo, e do pároco da freguesia, Carlos Castro. A abertura oficial de portas ao público acontece a partir de domingo, 15 de maio.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, felicitou o empresário “pela audácia de investimento num período mais conturbado da economia mundial, mas com a garantia de que está a apostar numa freguesia com enorme potencial turístico”.
O autarca aproveitou, ainda, o momento para agradecer aos Covenses o facto de “saberem preservar e valorizar as tradições, mantendo-se como uma freguesia genuína e, consequentemente, diferenciadora”, e aos visitantes deixou o desafio de “desfrutarem de uma experiência de relaxamento e usufruição da natureza no seu estado mais puro”. “Estamos perante mais um passo importante para a atração de pessoas e desenvolvimento do nosso concelho”, concluiu.
O Green Paradise Glamping tem capacidade para acolher dois adultos e uma criança nos bungalows e até quatro adultos nas três casas reconstruídas. É notável o esforço realizado pelo investidor em torno da preservação das traças originais de alguns espaços que compõem o empreendimento turístico, assim como do enquadramento harmonioso e pormenorizado na envolvência natural.
Pérola no Vale do Coura, Covas é, orgulhosamente, uma das ‘Aldeias de Portugal’, genuína e representativa da identidade alto-minhota. Localizada no sopé das serras de Covas e Arga e atravessada pelo rio Coura, a Freguesia de Covas é conhecida e reconhecida pelo imenso potencial natural, paisagístico e gastronómico.
Mas também e reconhecida pela audácia das gerações de Covenses que, através da migração, procuraram melhores condições de vida durante os períodos mais difíceis da economia local, saindo da sua terra, mas sem nunca a esquecer, promovendo um regresso efetivo e, na maioria das vezes, com investimento.
Entre os pontos de interesse que surgem associados a uma passagem ou estadia na Freguesia de Covas, enaltecem-se as paisagens verdejantes, com trilhos que convidam a reconfortantes caminhadas ou passeios de bicicleta de montanha, ou os rios e riachos para a prática de canoagem e padel para, no final, desfrutar de uma gastronomia típica e única. A história também se cruza em cada ponto desta aldeia, consubstanciada numa visita às minas de volfrâmio ou a mina de ouro explorada pelos romanos, conhecida como o Monte Furado, e a Central Hidroelétrica de Covas, entre outros edifícios como a Igreja Paroquial.