Procurando sensibilizar os jovens dos concelhos vizinhos de Cerveira e de Tomiño para a problemática da violência no namoro, representada por relações tóxicas e comportamentos abusivos, a Eurocidade acaba de lançar as Normas de Participação para o concurso de teatro ‘Namorar em Sintonia’. Objetivo é incentivar grupos de jovens a trabalhar a temática, de uma forma crítica, criativa e interativa, através de uma peça de teatro original a ser apresentada a 23 de março, no Palco das Artes.
Sendo a juventude umas das áreas estratégicas da Eurocidade Cerveira-Tomiño, ambas as autarquias consideram fulcral capacitar e consciencializar os jovens para esta problemática, fortalecendo a importância do respeito, da igualdade e da saúde emocional em relacionamentos. Segundo um estudo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), 53,1% das pessoas inquiridas já foram sujeitas, a pelo menos, um ato de violência no namoro, sendo que mais de metade são mulheres, e a violência psicológica a mais prevalente, seguida da violência social e da sexual e da violência física.
Como forma de atrair o interesse e a participação dos jovens com idades compreendias entre os 12 e 25 anos, o teatro foi a arte performativa eleita, através do concurso ‘Namorar em Sintonia’, e que será integrado na programação dos ETC… Encontros de Teatro de Cerveira’25.
De acordo com as Normas de Participação, os interessados têm de constituir grupos em representação de uma associação concelhia, com um mínimo de 5 e um máximo de 10 elementos, e a peça de teatro não pode exceder os 20 minutos. A apresentação das candidaturas decorre entre 14 e 28 de fevereiro, através de formulário próprio a ser remetido para o juventude@cm-vncerveira.pt
Composto por representantes do grupo de teatro amador “Outra Cena”, do grupo de teatro do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira e da Comédias do Minho, o júri avaliará a originalidade, a criatividade, a qualidade de apresentação geral do trabalho e o enquadramento no tema. No final, serão premiados os três grupos mais votados.
De salientar que, durante o processo participativo da Agenda Urbana 2030, a Eurocidade Cerveira-Tomiño detetou um especial interesse na necessidade de coordenar as políticas de igualdade entre homens e mulheres, impulsionando iniciativas que facilitem a conciliação da vida laboral, familiar e pessoal. Pela essência, o concurso ‘Namorar em Sintonia’ enquadra-se na operação Rede Gov Minho, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP.