Vila Nova de Famalicão | Hoje, após a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, Nuno Almeida, e o Presidente da ConfMinho, Luís Ceia, em Vila Nova de Famalicão (Portugal).
O evento contou com a presença do vice-presidente segundo da Xunta de Galicia, Diego Calvo, bem como do Presidente da Eurroregião Galicia – Norte de Portugal e da CCDR-Norte, António Cunha.
O Diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal, Nuno Almeida e o Presidente da Confederação Empresarial da Região do Minho (CONFMINHO) Luís Ceia, assinaram, hoje, em Vila Nova de Famalicão, um protocolo de colaboração “com o objetivo de reforçar e dar maior impulso ao desenvolvimento sócio-económico transfronteiriço, com conhecimento e inovação, através de iniciativas conjuntas”, como salientou Nuno Almeida durante o seu discurso, que recordou que “este protocolo é semelhante ao assinado no passado dia 28 de janeiro, entre o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal e a Confederación de Empresarios de Galicia, numa tentativa de estender a colaboração a todos os agentes económicos da Eurorregião”.
A cerimónia foi presidida pelo vice-presidente segundo da Xunta de Galicia, Diego Calvo, e pelo Presidente da CCDR-Norte e atual Presidente da Eurorregião, António Cunha.
Nuno Almeida salientou que o AECT Galicia – Norte de Portugal “tem como principal objetivo promover as relações transfronteiriças, como instrumento fundamental de transformação dos territórios fronteiriços em novas áreas de
desenvolvimento, para além de colaborar com entidades empresariais para promover a competitividade do tecido empresarial da nossa Eurorregião através do conhecimento e da inovação”.
“A cooperação transfronteiriça é o melhor instrumento na luta contra a periferia das regiões, em relação a Lisboa e Madrid”
O presidente da CONFMINHO considera que “a cooperação transfronteiriça é o melhor instrumento na luta contra a periferia das regiões, em relação a Lisboa e Madrid”. Ceia, que abriu o evento, acrescentou: “é urgente passar de um processo transfronteiriço para um processo inter-regional ou inter-local, de cooperação de proximidade, e colocá-lo no discurso político”.
Para o vice-presidente segundo da Xunta de Galicia, Diego Calvo, “esta aliança é estratégica e tornará possível fomentar áreas como a competitividade, a inovação e a atratividade de ambos os territórios”.
Neste sentido, defendeu que iniciativas como esta permitem “continuar a acrescentar esforços para multiplicar resultados”, como a Eurorregião tem vindo a fazer há algum tempo”. Diego Calvo está empenhado em “continuar a construir pontes” e a aproveitar a oportunidade dos fundos europeus para enfrentar os desafios do futuro.
O atual presidente da Eurroregião Galicia – Norte de Portugal e da CCDR-Norte, António Cunha disse: “com este protocolo reforçamos a agenda empresarial de cooperação na Eurorregião e damos um passo importante num contexto desafiante de transformação das nossas indústrias”. Para Cunha, “o futuro será verde, azul, digital e cultural, e só conseguiremos alcançar os nossos objectivos através da mobilização da nossa importante base económica e produtiva”.
O Secretário de Estado do Ministério da Economia português, João Neves, marcou presença na cerimónia de Tomada de Posse dos 30 membros do Conselho Estratégico da CONFMINHO. Entre os seus membros encontram-se o Diretor do AECT Galicia – Norte de Portugal, Nuno Almeida, oPresidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Luís Filipe de Castro Henriques, a Confederación de Empresarios de Galicia, Juan Manuel Vieites, o Turismo Porto e Norte de Portugal, Luis Pedro Martins, o antigo Presidente da Comunidade de Trabalho Galicia Norte de Portugal, Luis Braga da Cruz, bem como os reitores da Universidade de Vigo, Manuel Reigosa, da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e da Universidade de Santiago, António López.