Valença | 2022 foi um bom ano para as empresas exportadoras de Valença com a taxa de exportação de bens ao exterior, a crescer 28%, num só ano, face a 2021.
Este aumento percentual, nas exportações em Valença, é uma das maiores subidas verificadas nos concelhos do norte do país.
Em 2022 as empresas valencianas fizeram vendas ao exterior no valor de 151 milhões de euros (150 833 557 euros), enquanto que em 2021 o valor se situou nos 118 milhões (118 588 165 euros).
O grande volume das vendas ao exterior destinou-se ao mercado da União Europeia com 144 804 002 de euros, ficando 6 029 555 euros para o comércio com países fora da União Europeia. Desde 2013 que Valença não tinha um volume tão grandioso nas exportações.
O número de empresas exportadoras em Valença está atualmente em 211 com capacidade exportadora. O maior volume exportador situa-se, sobretudo, na área dos componentes para a indústria automóvel.
Para José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal, “os números divulgados pelo INE são um indicador claro da maior dinamização económica do concelho de Valença, no ano 2022, nomeadamente da atividade industrial do Parque Empresarial e Logístico de Valença. O aumento de perto de 35 milhões de euros faturados ao mercado externo pelas empresas sediadas em Valença, durante o ano transato, contribuiu decisivamente para a geração de riqueza no nosso concelho e na nossa região, por via da internacionalização.
Congratulamo-nos com estes indicadores que representam um sinal, inequívoco, da vitalidade e capacidade das empresas instaladas em Valença. Como tal, continuamos empenhados na valorização e alargamento do Parque Empresarial e Logístico de Valença e na captação de investimento privado de valor acrescentado para a economia local, que conduza à criação de emprego mais qualificado”.
A informação foi avançada recentemente pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.