Valença | A edição 2022 da feira de música MUMI vai acontecer entre 29 de setembro e 1 de outubro, entre Tui e Valença, ligando as “indústrias musicais galega e portuguesa na eurocidade” constituída pelas duas cidades vizinhas.
“A partir de 24 de fevereiro, todas as pessoas interessadas em participar no MUMI 2022 podem inscrever-se no encontro. A convocatória para candidatar propostas de artistas e bandas galegas e portuguesas permanecerá aberta até 31 de março.
As inscrições para profissionais estarão abertas até às datas de celebração do evento”, anunciou Diana Martins, representante de uma equipa organizadora com estrutura em ambas margens do rio Minho, acrescentando que, em ambos os casos, a participação é gratuita.
“O MUMI é uma grande oportunidade para converter a Eurocidade Tui-Valença num polo de intercâmbio cultural e económico entre os dois países. (…) O MUMI encontrou na Eurocidade Tui-Valença o enclave perfeito para se consolidar e converter-se na feira musical de referência do oeste peninsular”, disse Manuel Vicente Roxo, outro representante da equipa organizadora do MUMI 2022 pela parte espanhola.
A 3.ª edição MUMI, que vai ter a duração de três dias, vai reunir empresas, artistas e profissionais à volta das músicas feitas na Galiza (Espanha) e Portugal, com uma programação de “conversas, ‘showcases’ e ‘speedmeetings’ para público profissional”, e terá “atividades abertas à cidade, em locais emblemáticas de Tui e Valença”, anunciou a organização, na conferência de imprensa que decorreu esta terça-feira, no Teatro Municipal de Tui.
Na apresentação da 3.ª edição do MUMI, estiveram presentes o alcaide de Tui, Enrique Cabaleiro González, o presidente e responsável de Cultura da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, bem como a conselheira da Cultura de Tui, Sonsoles Vicente, e o chefe territorial da Xunta em Pontevedra, César Pérez Ares.