Paredes de Coura | A Feira Anual de Troca de Sementes regressa sábado, 22 de fevereiro, a partir das 14h00, ao Museu Regional de Paredes de Coura. Organizada pelo Município e a Associação Quinta das Águias, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, entretanto esta 6ª edição da Feira Anual de Troca de Sementes já arrancou com uma ação de sensibilização junto das crianças, procurando motivá-las para a importância das sementes e envolvê-las e às suas famílias na Troca de Sementes.
As ações de sensibilização deste ano decorreram na Quinta das Águias, onde os alunos tiveram contacto com uma grande diversidade de sementes e ervas aromáticas, aprendendo o papel das sementes na biodiversidade e na nossa alimentação, com a aspiração de que alguns deles venham a ser futuros ‘Guardiões de Sementes’.
A Feira Anual de Troca de Sementes tem como objetivo proporcionar o encontro e convívio entre pessoas que valorizam as sementes e plantas locais e que ativamente contribuem para a sua preservação, face ao perigo de extinção provocado pela concorrência de variedades híbridas e transgénicas, que prejudicam o equilíbrio dos nossos ecossistemas.
“A progressiva perda de variedades genéticas de muitas sementes constitui um perigo para a humanidade, porque muitas dessas variedades eram mais resistentes a pragas e doenças. Além do mais, estas representam um património que importa não perder. A educação, a informação e a partilha são das armas mais importantes para contrariar a crescente perda de muitas sementes, quer por desleixo quer pela influência e pressão dos grandes grupos agroalimentares”, defende Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, reforçando a importância “de preservar a biodiversidade biológica e incrementar as formas sustentáveis de produção de alimentos, porque simultaneamente contribuímos para uma alimentação mais saudável e um modo de produção mais justo”.
Sabiam que perdemos 94% de sementes de vegetais no século XX
Das 544 variedades de couve, restam 28
Das 158 variedades de couve-flor, restam nove
Das 55 variedades de couve-rábano, restam três
Das 34 variedades de alcachofra, restam duas
Das 288 variedades de beterraba, restam 17
90 por centro das espécies de pepino estão perdidas
A diversidade dos stocks de sementes está tão ameaçada como o panda, a águia-real ou o urso polar
A preservação das sementes autóctones assume assim uma importância vital, uma vez que são cada vez mais raras, sendo progressivamente substituídas por sementes comerciais, que são as mesmas em todo o mundo, enquanto as sementes locais se foram adaptando durante muitas gerações às condições de solo e clima específicas da sua região de origem. Uma vez que as sementes contêm o futuro da vida, é importante mantê-las vivas.
A Troca de Sementes vai proporcionar às pessoas o acesso às sementes originais que as poderão cultivar para sua própria utilização e para as manter vivas.
Todos os que quiserem participar poderão trazer as suas sementes ou plantas para partilhar e trocar.
A Feira Anual de Troca de Sementes está inserida no Projeto Educar para o Futuro – Terra orientado pelo Serviço Educativo do Município, em parceria com o Agrupamento de Escolas e com a Associação Quinta das Águias.
No âmbito do Projeto Terra os alunos do 5º e 6º anos fazem a recolha de todas as sementes do concelho, colocando-as no Banco de Sementes Regionais que iniciaram, e tornando-se por isso “Guardiões de Sementes”.
Feira Anual de Troca de Sementes | Programa:
10h00 Plantas silvestres na culinária com Rita Roquette
14h30 Feira de troca de sementes
Animação e lanche com a colaboração da Associação Cultural de Vascões