Monçao | A Feira do Alvarinho de Monção, certame destinado a promover aquele produto vínico singular e nobre da nossa região, realiza-se entre 29 de junho e 1 de julho, apresentando uma programação destinada a todos os públicos, complementada com provas de vinho, conferências temáticas e animação musical.
Num evento de sucesso que se renova de ano para ano, a presente edição apresenta duas novidades. Um novo espaço. No Parque das Caldas. E o regresso da restauração após um interregno de vários anos. Estão presentes quatro restaurantes do concelho.
Participam 29 produtores de vinho Alvarinho, 20 tasquinhas com produtos tradicionais, fumeiros, queijaria e doçaria e 20 expositores destinados a instituições e artesanato. Presentes também um posto médico, espaço lounge, Eprami.com, espaço infantil, posto de informação, sala de provas e área para workshops de culinária.
A abertura oficial está marcada para as 10h30, abrindo espaço a três dias de promoção dos vinhos Alvarinho, gastronomia local, animação para todos os públicos e rentabilização económica dos expositores, comércio, hotelaria e restauração do concelho.
Milhares de pessoas, de diferentes áreas geográficas de Portugal e Espanha, rumam a Monção para “sentir” a Feira do Alvarinho. No último ano, terão passado pelo recinto da feira 80 mil pessoas, originando um volume de negócio direto e indireto (cafetarias, restauração, hotelaria, comércio….) superior a meio milhão de euros.
Ao longo dos três dias, as tardes serão preenchidas com conferências temáticas, provas de vinho, workshops de culinária e atuação de agrupamentos folclóricos do nosso concelho. As noites iniciam-se com animação de rua (charangas), continuando, pela noite dentro, com os Dj`s Nuno Luz e Ana Isabel Arroja, da Rádio Comercial, media partner do evento.
Nesta parceria com a Rádio Comercial, estão a “passar” vários spots promocionais diários da Feira do Alvarinho de Monção. No primeiro dia do certame, 29 de junho, o programa “Já se faz tarde”, com Diogo Beja e Joana Azevedo, entre as 17h00 e as 20h00, será emitido em direto do recinto da feira.
Com a mesa “Cordeiro à Moda de Monção” como pré-finalista do concurso nacional “7 Maravilhas à Mesa”, a Feira do Alvarinho assumir-se-á ainda como um espaço de promoção deste prato típico de Monção, conhecido localmente como “Foda à Monção”.
A Feira do Alvarinho de Monção tem como finalidade reforçar a sua condição de instrumento estratégico para a promoção e comercialização daquele produto singular produzido em Monção e Melgaço, enaltecendo as suas características vinícolas ímpares e diferenciadoras e promovendo o estabelecimento de parcerias comerciais.
Constitui igualmente um espaço de divulgação da atividade empresarial e associativa da região e como uma “montra” para a dinamização do mundo rural através da apresentação, valorização e comercialização de produtos e artigos locais e regionais.