Ponte de Lima | Ponte de Lima descobre-se à mesa, e é neste sentido que o Município propõe ao visitante uma incursão pelo melhor da gastronomia de produção regional.
No próximo fim-de-semana de 4 a 6 de novembro, promove, em parceria com a APACRA – Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Minhota, o Fim-de-semana Gastronómico da Carne Minhota.
Esta ação promocional, que decorre nos restaurantes aderentes do concelho, tem como objetivo a valorização da Carne Minhota, promovendo o consumo deste importante produto endógeno de grande qualidade, certificado e de paladar inesquecível.
A presente edição do fim-de-semana dedicado à carne minhota estende-se à comunidade educativa, com a introdução da carne minhota na ementa escolar do dia 4 de novembro. Esta ação resulta de um desafio lançado pela autarquia aos estabelecimentos de ensino do concelho, desde jardins-de-infância, 1º ciclo, secundário e profissional, para confecionarem as suas refeições com este produto endógeno.
Numa sintonia entre vários serviços, criou-se uma ementa que tem por base o hambúrguer de carne minhota acompanhado de arroz de cenoura, sopa e salada mista, a servir na refeição de sexta-feira, 4 de novembro, primeiro dia do Fim-de-semana Gastronómico da Carne Minhota.
Neste âmbito, cabe à autarquia fornecer a carne para a confeção da referida ementa, que servirá 4 300 alunos, num total de 7 500 hamburgers a distribuir pelos estabelecimentos escolares do concelho.
O desenvolvimento rural é um dos pilares do crescimento sustentável, considera a autarquia que aposta em várias iniciativas de valorização e promoção do mundo rural, incentivando o consumo de produtos locais de qualidade. Ao longo de todo o fim-de-semana, o público pode contar com iguarias confecionadas com carne Minhota, nos restaurantes aderentes, e a par da gastronomia, desfrutar de um programa recreativo e musical a acontecer nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima.
O Fim-de-semana Gastronómico da Carne Minhota integra o projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, que mantém a mais-valia de condições especiais na estadia e na restauração, com as unidades hoteleiras aderentes ao projeto a atribuírem um desconto de 10% em alojamento, noites de sexta-feira e sábado, enquanto na restauração, os restaurantes aderentes oferecem um leite-creme por dose, nas refeições de sábado e domingo.