Grupo Teatro do Vez com casa cheia no arranque da Mostra de Teatro Luso-Brasileiro

Arcos de Valdevez | A mostra de Teatro Luso-Brasileiro arcuense teve início no passado dia 6 de Maio, no auditório da Casa das Artes, com o Grupo Teatro do Vez (GTV), originário de Arcos de Valdevez, e a peça “Regresso Inesperado”, escrita pelo também arcuense Nurmi Rocha.

NEA_Grupo_Teatro_do_Vez

Foi com sala cheia que este novo grupo, formado por um coletivo local ligado a associações de teatro já existentes no concelho, professores, escritores, entre outros, apresentou ao público presente uma divertida comédia de enganos, que retratou as peripécias de um casal desde que recebe uma carta que anunciava uma visita inesperada.

Esta interpretação, que contou com encenação de Nuno Loureiro, tratou-se também de uma homenagem ao malogrado artista arcuense Nurmi Rocha, falecido em 1979, figura de referência na cultura arcuense.

O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, marcou presença no arranque desta mostra de Teatro, fazendo questão de realçar o excelente trabalho deste novo grupo de teatro de Arcos de Valdevez que “inaugurou” esta mostra, bem como enaltecer o espírito e a iniciativa de apresentarem uma peça de teatro do arcuense Nurmi Rocha.

O autarca também referiu que esta iniciativa se insere na descentralização das atividades culturais, já que uma das peças será apresentada em Soajo. Outra das novidades é, adiantou, o facto de se promoverem também, sessões de teatro direcionadas ao público escolar e realizarem-se, ainda, Oficinas de Teatro para o público local, de 21 a 27 de Maio, no auditório da Casa das Artes.

A mostra de Teatro irá decorrer até dia 3 de Junho e por ela passarão, no próximo dia 14 de Maio, pelas 21h30, na Casa do Povo de Soajo a peça “Restaurante Europa”, pelo Grupo Duplaface; no dia 27 de Maio, pelas 22h, a peça “Deus lhes dê em Dobro”, encenada pela Companhia de Teatro Dragão 7 (Brasil) e que conta também com participação de atores de Arcos de Valdevez; no dia 28 de Maio, pelas 22h, e a 29 de Maio, pelas 15h, o auditório da Casa das Artes recebe “ARTE”, uma peça que regressa aos palcos com um novo elenco e nova encenação, com os atores João Lagarto, Vítor Norte e Adriano Luz. No dia 3 de Junho, pelas 22h, “Grande Cena”, de Jacinto Lucas Pires, chega ao auditório da Casa das Artes.

Com estas atividades pretende-se promover a cultura, fazer a divulgação do teatro, proceder à formação de novos “atores”, bem como à descentralização das iniciativas culturais pelo concelho.