Monção – Salvaterra de Miño | Cerimónia, que decorrerá no dia 12 de maio, sábado, consta de descerramento de uma placa na Ponte Internacional Monção – Salvaterra e conferência na Casa Museu de Monção/Universidade do Minho. Antigo Presidente da República, Mário Soares, participa na iniciativa.
O Município de Monção presta homenagem aos portugueses mortos pelo franquismo na Galiza durante a guerra civil espanhola com o descerramento de uma placa na Ponte Internacional Monção e Salvaterra (15h00) e uma conferência na Casa Museu de Monção/Universidade do Minho (16h00).
Na cerimónia do descerramento da placa, contendo os nomes dos 56 republicanos portugueses mortos pelo regime franquista naquela província do país vizinho, estão previstas intervenções de José Emílio Moreira (Presidente da Câmara Municipal de Monção), Mário Soares (Presidente da Fundação Mário Soares), António M. Cunha (Reitor da Universidade do Minho) e Fernando Rosas (Instituto de História Contemporânea/Universidade Nova de Lisboa).
Na conferência posterior, a temática será abordada por Lourenzo Fernandez Prieto (Universidade de Santiago de Compostela), Dionísio Pereira (Universidade de Santiago de Compostela), Paula Godinho (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa) e Norberto Cunha (Universidade do Minho). No final, realiza-se um breve momento musical com o Grupo “Os Sinos da Sé”
O levantamento dos portugueses que pereceram em solo galego naquele período conturbado da história de Espanha foi desenvolvido por um grupo de investigadores da Universidade de Santiago de Compostela com a colaboração da Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Minho.
A homenagem póstuma a estes homens e mulheres, trabalhadores portugueses estabelecidos na Galiza, filiados em sindicatos e contrários à ideologia