Caminha | O Lions Clube de Vila Praia de Âncora promoveu uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa, no sábado, dia 6 de maio, no auditório municipal Ramos Pereira em Vila Praia de Âncora, que juntou vários especialistas da língua e uma plateia de 70 pessoas.
Do programa constou a abordagem da língua portuguesa sob diversos prismas:
– O canto, com o Orfeão de Vila Praia de Âncora;
– A poesia, com a Prof.ª Maria da Luz Magalhães Colaço e com declamação de Dr. Leandro Neves de Matos;
– A prosa, com a Dra. Maria Fernanda Santos;
– Os Lions cultores da Língua Portuguesa – Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, com o escritor e editor Dr. Manuel S. Fonseca, da Editora “Guerra & Paz”; e
– O Poder da Língua Portuguesa, com o Professor Universitário e Linguísta Dr. Marco Neves, Autor do Atlas Histórico da Escrita.
Seguiu-se um momento de debate que suscitou a participação do público e mereceu intervenções muito esclarecedoras dos palestrantes. Como estava previsto no final da sessão foi aprovada, por unanimidade e aclamação, uma Declaração do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2023 que ficou a marcar esta sessão comemorativa.
Na sessão de abertura a Presidente do Clube, Prof.ª Rosa Virgínia Magalhães justificou a sessão pela “importância do dia comemorativo para o nosso País”. Já o Governador Lions do Distrito, Georgy Glushik, felicitou o Lions Clube pela atividade e “boa organização, como é timbre do Clube”.
Pelas entidades oficiais estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Rui Lages e o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro.
Da Comunidade estiveram representadas três associações: O Orfeão de Vila Praia de Âncora, o Nuceartes e a Academia Sénior de Caminha.
Da parte lionística estiveram representados oito Lions Clubes: Águeda, Barcelos, Esposende, Estoril Palácio, Guimarães, Ílhavo, Matosinhos e Vila de Rei.
A moderar esteve a jornalista Dra. Isabel Moreira.
A abrir os trabalhos esteve o Orfeão de Vila Praia de Âncora, com o seu maestro Francisco Presa, que apresentou um programa variado, muito apreciado e aplaudido, cantando cinco peças:
1. ACORDAI, F. Lopes Graça, Gomes Ferreira;
2. CANÇÃO DA VINDIMA, Popular, Harmonização F. Lopes Graça;
3. ORAÇÃO DE SANTO ANTÓNIO, Popular, Harm. F. Lopes Graça;
4. AS SETE MULHERES DO MINHO, José Afonso, Harm. António Matias; e
5. BALADA DE OUTONO, José Afonso, Harm. José Firmino.
As intervenções restantes da Prof.ª Maria da Luz Colaço, Dr. Leandro Neves de Matos, Prof.ª Dra. Fernanda Santos, Dr. Manuel S. Fonseca e Liinguísta Prof. Doutor Marco Neves, foram muito vivas e apreciadas.
De harmonia com o programa, seguiu-se um momento de debate e, como estava previsto, no final, foi aprovada, por unanimidade e aclamação, uma Declaração do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2023 que ficou a marcar esta sessão comemorativa (ver no final).
Na sessão de encerramento a Presidente Rosa Virgínia Magalhães elogiou a forma excelente como decorreram os trabalhos”, agradecendo à Dra. Isabel Moreira a forma “competente como moderou a sessão e redigiu a declaração final”.
O Governador Lions Georgy Glushik agradeceu o convite “e a oportunidade de fazer parte da comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa – uma iniciativa exemplarmente organizada e realizada pelos companheiros do Lions Clube de Vila Praia de Âncora”.
“Uma escolha acertada dos oradores, do local, altíssimo nível artístico, profissional e emocional dos intervenientes, fizeram com que este dia ficará na memória de todos os participantes”. Foi um sucesso, parabéns!”, acrescentou o Governador do Lions.
O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Rui Lages, regozijou-se privilegiado por ter assistido a uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa “tão rica, diversificada e de elevado nível”, felicitando os intervenientes pelo “brilhantismo das suas intervenções e o Lions Clube de Vila Praia de Âncora pela iniciativa e excelente organização”.
A terminar a Presidente do Clube entregou Diplomas de Testemunho de Reconhecimento a todos os intervenientes.
Seguiu-se uma sessão de autógrafos pelos diversos autores dos livros expostos, permitindo uma maior aproximação com o público presente.
Refira-se que o Dia 5 de Maio foi proclamado Dia Mundial da Língua Portuguesa, na 40.ª Sessão da Conferência Geral da Unesco em 2019, reconhecendo-a como uma das línguas mais difundidas no mundo e a mais falada no hemisfério sul.
É também a quarta língua mais usada no mundo, é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes e é a quinta língua com maior número de utilizadores na internet.