Viana do Castelo | A iluminação de Natal em 28 ruas de Viana do Castelo, será ligada a 30 de novembro e terá menos 20 mil lâmpadas LED, permitirá uma redução entre 30 e 33% do consumo de eletricidade sem “tirar brilho” à época natalícia, foi hoje divulgado.
A autarquia local aprovou um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes.
Como novidade, os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo, garantiu que “serão tidas em consideração as recomendações do Governo, mais concretamente na redução dos consumos energéticos, por via da utilização de luminárias LED e da limitação dos períodos em que as mesmas estarão ligadas”.
Sublinhou que “as iluminações e ornamentações do centro histórico além de se assumirem como uma iniciativa estratégica e muito importante, nesta época festiva, para o comércio tradicional local, aprimoram todo o programa de animação de Natal do município, constituindo-o como um ponto de referência para quem visita Viana do Castelo”.