Paredes de Coura | Na cerimónia de assinatura do auto de consignação, realizada no Centro Cultural de Paredes de Coura, estiveram presentes, Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infraestruturas, Vítor Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura e António Laranjo, presidente do Conselho da Administração da Infraestruturas de Portugal.
Com um investimento de cerca de 9 milhões de euros, a intervenção tem como objetivo a melhoria das condições de acesso, mobilidade e segurança da ligação do Parque Empresarial de Formariz ao Nó de Sapardos da A3.
A melhoria das acessibilidades será assegurada pela construção de uma variante à EN303, com uma extensão de cerca de 8,8 quilómetros, entre o Nó de Sapardos da A3 e Formariz, o que irá permitir a redução do tempo de percurso até à rede rodoviária estruturante, desenvolver a mobilidade e potenciar o crescimento económico e criação de emprego em Paredes de Coura.
A empreitada tem um prazo de execução de 540 dias e inclui ainda a construção de uma ponte sobre o Ribeiro das Corredouras, de dois pontões, sobre a Ribeira de Sapardos e Borzendes, de uma Passagem Superior de Peões e de quatro rotundas de acesso e ligação à rede viária local.
Esta intervenção é desenvolvida no âmbito do PVAE – Programa de Valorização das Áreas Empresariais, ao abrigo do qual a Infraestruturas de Portugal está a executar um amplo conjunto de projetos de melhoria das acessibilidades rodoviárias às áreas empresarias e industriais.
O PVAE engloba um investimento estimado em cerca de 102 milhões de euros a concretizar em várias regiões de norte a sul do país.