Ponte de Lima | O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Confraria do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, realizou quatro ações de capacitação dirigidas ao sector da restauração do concelho de Ponte de Lima e nas quais participaram 14 restaurantes e 6 produtores de vinho.
As ações, que tiveram como objetivo capacitar e incentivar a restauração a (re)descobrir pratos tradicionais e a inclui-los nas suas ementas sazonais, decorreram no emblemático edifico da Clara Penha – Casa dos Sabores, local desde sempre ligado à promoção e valorização da gastronomia limiana, designadamente do Arroz de Sarrabulho.
Coube ao conceituado Chef Marco Gomes a confeção de 18 pratos tradicionais, fruto de uma recolha exaustiva de receitas junto de afamadas cozinheiras do concelho, de populares e, ainda, de receituários das casas nobres, levada a cabo pelo Prof. Doutor Álvaro Campelo, Antropólogo e professor universitário.
Para além das ações de capacitação, realizadas no âmbito da candidatura NORTE-02-0853-FEDER-000094 – “Minho – Região Europeia de Gastronomia”, será apresentado em breve um livro intitulado “Ponte de Lima à Mesa: contributos para uma carta gastronómica do território”, da autoria do Prof. Doutor Álvaro Campelo e a editar pelo Município de Ponte de Lima.
A obra constam 100 receitas tradicionais e, ainda, um Website com as receitas e vídeos da confeção das mesmas efetuadas pelos Chefs Bruno Rodrigues, Samuel Barros e Luís Lima.
Consciente da importância de preservar e valorizar a gastronomia e o receituário, enquanto património cultural e identitário, aliado ao sucesso das ações de capacitação, o Município de Ponte de Lima irá dar continuidade ao projeto “Ponte de Lima à Mesa”.