Ponte da Lima | O Museu dos Terceiros recuperou um conjunto de quatro pinturas a óleo representando os 4 Evangelistas (São Mateus, São João, São Lucas e São Marcos), que passarão a integrar a sua exposição permanente, concretizando mais uma vez a importante e continuada aposta do Município de Ponte de Lima no restauro do património artístico.
Estas quatro telas, de assinaláveis dimensões, assinadas e datadas, foram produzidas em 1874 pelo pintor Julião Martins, ou Julião Martinez (1833-1907), artista de origem galega, natural de Tui, que fixou residência em Viana do Castelo, tendo deixado obra significativa, sobretudo no retrato, resultado de muitas encomendas que recebeu de várias instituições religiosas do Alto Minho. Este minucioso trabalho de restauro, desenvolvido nos dois últimos anos, que implicou um investimento financeiro de 18.100€ + IVA, vai poder agora ser apreciado na antessacristia do edifício da Ordem Terceira de São Francisco.
Para além da intervenção neste conjunto de quatro pinturas, foi também objeto de restauro a porta exterior da Igreja dos Terceiros, exemplar magnífico de marcenaria cujo estado de deterioração reivindicava igualmente a necessária reabilitação. Esta última intervenção teve o custo de 7.947€ + IVA.
Há pois novos motivos para conhecer este importante núcleo museológico de Ponte de Lima, a que devemos somar um filme recente sobre o Museu, os seus edifícios, a sua história e o seu património, que o visitante pode visionar na igreja do Convento de Santo António, logo no início da visita.