Monção | A Câmara de Monção informou que a aldeia de Ponte de Mouro, palco de um momento histórico nas relações entre Portugal e Inglaterra em 1386, foi reclassificada como Aldeia de Portugal, para “reforçar a importância do seu legado histórico”.
Em comunicado hoje enviado às redações, a Câmara de Monção explicou que a classificação de Ponte de Mouro foi obtida em 2013, tendo a reclassificação acontecido no dia 09 pelo “cumprimento integral de um conjunto de novos compromissos expressos no regulamento e caderno de normas da Rede Aldeias de Portugal, documento revisto em maio passado.
A ponte do Mouro sobre o rio Mouro, pequeno afluente da margem esquerda do Minho, liga as freguesias de Barbeita e Ceivães. Construída do século XIV, foi remodelada em 1627, encontrando-se classificada como Imóvel de Interesse Público.
Em 1386, testemunhou o encontro histórico do Rei D. João I com o Duque de Lencastre, pretendente ao trono de Castela. Neste encontro, estabeleceram-se as condições da cooperação militar portuguesa com o rei inglês, que pretendia conquistar Castela. Ficou também acordado, o casamento do Rei D. João I com Dona Filipa de Lencastre, filha do duque.