Monção | A Ponte Internacional sobre o Rio Minho, que liga Monção e Salvaterra de Miño, foi inaugurada no dia 29 de março de 1995, potenciando, nos anos seguintes, o relacionamento cultural/social/desportivo e o intercâmbio económico entre as duas localidades vizinhas.
Os habitantes de Monção e Salvaterra de Miño, habituados a “passar” de barco ou transbordador para o outro lado, sentiam, finalmente, a possibilidade de uma circulação mais cómoda, rápida e intemporal. Visitar e conviver com amigos tornou-se mais fácil. Ir de comprar, em ambos os sentidos, também.
Para celebrar a passagem do 20º aniversário, os dois municípios uniram-se na elaboração de um programa comemorativo e simbólico, que compreendeu a assinatura de um protocolo de geminação entre as duas localidades raianas e o descerramento de placa com denominação da ponte “João Verde – Amador Saavedra”, em homenagem aos dois poetas raianos.
Naquele acordo, que formalizou a constituição da Eurocidade Monção–Salvaterra de Miño, estão contempladas as principais áreas de interesse comum, destacando-se a dinamização do rio Minho, a potenciação conjunta da enologia e gastronomia local, a promoção e desenvolvimento do turismo através da divulgação do património natural e construído, e a valorização/criação de rotas turísticas e percursos pedestres.
Na linha da frente, estará, também, o empreendedorismo transfronteiriço, o intercâmbio desportivo, cultural e educativo, bem como, a partilha de equipamentos coletivos, tais como, piscina, biblioteca e museus municipais, de forma a garantir escala e rentabilização económica. Outra das vertentes deste “casamento” será o recurso a programas comunitários transfronteiriços.
Após a inauguração da sede do organismo, no dia 1 de maio de 2017, no lugar da Lodeira, em Monção, procedeu-se, em 2018 e 2019, à Semana da Eurocidade Monção-Salvaterra de Miño, através da realização de atividades culturais e desportivas conjuntas.
Devido à pandemia, em 2020 e 2021, a Semana da Eurocidade Monção-Salvaterra de Miño não se realizou. Neste momento, está parcialmente encerrada, sendo apenas possível circular entre as 6h00 e as 9h00 e as 17h00 e as 20h00, de segunda a sexta-feira, destinando-se à circulação do transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços, devidamente documentados, e de veículos de emergência e socorro.