A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) divulgou, no passado dia 10 de julho, os resultados do Prémio “Jovens Talentos”, lançado em colaboração com a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual e o Centro Cultural do Alto Minho (CCAM), para fomentar nos jovens a criatividade e a inovação, através das formas de expressão artística Vídeo e Conto.
Dirigido a todos os jovens portugueses ou estrangeiros, com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, este desafio teve como objetivo reconhecer e distinguir jovens realizadores ou aqueles que quiseram ousar a sua primeira experiência nesta área, através da realização de um vídeo, e apoiar a criação literária, em particular a escrita criativa sob a forma de conto.
Foram admitidos ao concurso um total de 11 vídeos e 46 contos, que foram avaliados por um júri com reconhecida competência na área da escrita, audiovisual e indústrias criativas, convidado pela AO NORTE e pelo CCAM, nomeadamente, na categoria Vídeo, Isolino Alves de Sousa, programador e coordenador de programas no canal de informação da RTP e diretor do Curso de Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto; Ângelo Peres, gestor, produtor e realizador de uma empresa de produção audiovisual; e Joana Carvalho, uma das fundadoras da DINAMO10 Collaborative Space; e na categoria Conto, Rui Estrada e Isabel Ponce de Leão, professores catedráticos na área das línguas e literatura; Álvaro Campelo, professor associado na Universidade Fernando Pessoa e autor do livro “Lendas do Vale do Minho”; Marlene Ferraz, jovem escritora natural de Viana do Castelo, galardoada com o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís 2012; Luísa Quintela, presidente do CCAM; e Rosa Mendez, professora catedrática e poetisa consagrada da Galiza.
Miguel Filgueiras, um jovem realizador de Viana do Castelo, foi o vencedor na categoria Vídeo, com “MAR NÃO É SÓ ÁGUA” (http://vimeo.com/122137944), um filme que faz o retrato da zona ribeirinha de Viana do Castelo, com uma estética e uma linguagem muito interessantes. O segundo lugar foi conquistado por Flávio Jácome da Cruz, de Viana do Castelo e com formação em Tecnologia da Comunicação Audiovisual, com o filme “ENTRE O DIVINO E O PROFANO” (http://www.youtube.com/watch?v=LoN_XNHOt34&feature=youtu.be), que faz uma abordagem muito criativa à Noite dos Tapetes da Romaria da Sra. D’Agonia. Bernardo Nabais, do Porto, obteve o terceiro lugar com “PEQUENA NATUREZA” (http://www.youtube.com/watch?v=aiT2QVIBslU&app=desktop), um filme poético e nostálgico sobre uma jovem mulher que regressa à vila onde nasceu (Melgaço) e aí encontra as mudanças do tempo e a força do passado.
Na categoria Conto foram distinguidos com o primeiro, segundo e terceiro prémios, respetivamente, Júlia Manuela dos Santos Miranda, de Esposende e aluna na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, com o conto “UM CIGARRO QUE SE FUMA SOZINHO”; Rui Miguel Cerqueira Coelho, de Viana do Castelo, com o conto “ANA”; e António Pedro Neves Pacheco Costa, de Vila Nova de Gaia, com o conto “LUGAR DE CULTO”. Foi ainda atribuída uma menção honrosa a Inês Portocarrero da Silva Arau, de Ponte da Barca, pelo conto “CARACOIS DE FOGO”. Estes contos estão disponíveis na página do concurso “Prémio Jovens Talentos”, no site da CIM Alto Minho.
O Prémio “Jovens Talentos” foi uma das ações do projeto CRIARTE – Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho, dinamizado pela CIM Alto Minho e cofinanciado pelo Programa Operacional da Região Norte – ON.2, visando promover a valorização da imagem criativa do território do Alto Minho. Contou ainda com o apoio institucional da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste.