Prémios Palco de Terra de teatro amador do Norte de Portugal e Galiza

Uma iniciativa da companhia Teatro de Balugas, que faz parte da Rede da GaliLusofonia

Barcelos | Os Prémios Palco de Terra são uma iniciativa da companhia Teatro de Balugas, que faz parte da Rede da GaliLusofonia, cuja primeira edição se realizou em 2017. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições, no âmbito do teatro realizado no meio rural e da criação artística sobre o Norte de Portugal e Galiza.

O festival Palco de Terra, dedicado ao teatro amador do Norte de Portugal e Galiza está de volta para a 7ª edição, de 15 a 17 de dezembro, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos.

Durante três dias, o melhor do teatro amador do noroeste peninsular monta palco na terra de Balugães. Promovido pela companhia Teatro de Balugas, este ano o Festival Palco de Terra recebe as duas companhias mais antigas de teatro amador do Minho e da Galiza, ambas fundadas em 1933.

Na sexta-feira, pelas 21h30, a comédia “O Informador”, do Cénico Lírio do Neiva, abre a programação dedicada ao teatro. O festival continua no sábado, pelas 21h30, com o espetáculo, “As vellas non deben namorarse”, pela companhia galega Teatro Airiños.

O certame fecha no domingo, com a cerimónia de entrega dos Prémios Palco de Terra, pelas 15h30. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural, e da criação artística sobre o noroeste peninsular. No Norte de Portugal, as distinções foram para o Grupo Teatral Freamundense, de Freamunde, e para o ator, autor e encenador António Neiva. Na Galiza, foram premiados, o Teatro Airiños e o diretor artístico e encenador Javier Fernández Mariño.

Todos os eventos do festival decorrem no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos, e a entrada é livre.

Sexta-feira, 15 de dezembro: 21h30
“O INFORMADOR”, pelo Cénico Lírio do Neiva
[Todo o público]

Sábado, 16 de dezembro: 21h30
“AS VELLAS NON DEBEN NAMORARSE”, pelo Teatro Airiños
[Todo o público]

Domingo, 17 de dezembro: 15h30
Cerimónia de Entrega dos Prémios PALCO DE TERRA (c/ atuação de Jorge Lomba)
Grupo Teatral Freamundense [categoria Instituição • Norte de Portugal] António Neiva [categoria Personalidade • Norte de Portugal] Teatro Airiños [categoria Instituição • Galiza] Javier Fernández Mariño [categoria Personalidade • Galiza]