Viana de Castelo | O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, marcou presença na sessão solene comemorativa dos 45 anos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) onde foi homenageado pela instituição, que lhe atribuiu o diploma de Sócio Honorário pela “prestação de serviços relevantes a esta instituição”.
A distinção, deliberada em assembleia geral da instituição vianense sob proposta da direção, foi entregue no dia em que a APPACDM de Viana do Castelo assinalou 45 anos de existência. Na sessão solene na Biblioteca Municipal, José Maria Costa lembrou o trabalho desenvolvido pela instituição que tem atravessado momentos difíceis e de luta, à qual se associou.
De lembrar, por exemplo, que só depois de diversas iniciativas do autarca de Viana do Castelo junto do atual Ministro e da Secretária de Estado da Inclusão foi possível a revogação das anteriores decisões e o restabelecimento da cooperação entre a Segurança Social e a APPACDM de Viana do Castelo, depois de unilateralmente terem sido suspensos pelo anterior governo que, numa atitude de falta de consideração pela instituição os revogou.
A APPACDM tem, neste momento, 12 Centros de Atividades Ocupacionais, sendo que nove são lares, três centros de formação profissional e um centro educacional que empregam 320 trabalhadores e dão apoio a cerca de 750 utentes, sendo uma das mais dinâmicas instituições do concelho. No dia de aniversário, e para além da sessão solene onde o autarca foi agraciado, houve ainda diversas iniciativas como o chafariz florido na Praça da República, jogos tradicionais adaptados e, para sábado, está agendado um desfile de moda “Viana Moda para todos” no Centro Cultural de Viana do Castelo.