Vila Nova de Cerveira | Acácio de Carvalho, Bruno Silva e Sebastião Castelo Lopes são os artistas que abrem, no sábado, o primeiro ciclo expositivo de 2022 do Museu Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, foi hoje divulgado.
A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) adiantou tratar-se da primeira exposição individual de Acácio de Carvalho no Museu Bienal de Cerveira”, no decurso de uma “carreira artística que conta já com 50 anos.
No total, serão apresentados cerca de uma centena de trabalhos que contemplam os meios mais tradicionais como a pintura ou a gravura, tocando os recursos ao têxtil e novos formatos e media como a instalação, o vídeo ou a impressão digital, que este ano decorre entre 16 de julho a 31 de dezembro, com o tema “We must take action!/Devemos agir!”.
Acácio de Carvalho foi Prémio Aquisição Millennium BCP na XI BIAC [em 2001], tendo vindo a colaborar desde então com a FBAC na criação de projetos artísticos de grande escala e em espaço público.
No exterior do Museu Bienal de Cerveira, duas instalações irão alertar o público para questões atuais como a sustentabilidade e o meio ambiente, temas que marcarão a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira. A mostra estará patente até 19 de março.
Já na Galeria do Museu Bienal de Cerveira, para dar a conhecer criadores emergentes, o Concurso Novos Artistas apresenta, até 02 de abril, os trabalhos de Bruno Silva e Sebastião Castelo Lopes. A inauguração das exposições está marcada dia 05 de fevereiro, às 16:00, no Museu Bienal de Cerveira.