Viana do Castelo | A cruz e o ícone mariano, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão passar o ano de 2022 para 2023 no Carmelo de Santa Teresinha na cidade de Viana do Castelo.
A Diocese de Viana do Castelo vai acolher os símbolos da JMJ no dia 29 de dezembro, vindos da Diocese das Forças Armadas e de Segurança, estando na diocese minhota por um mês.
Viana do Castelo vai receber em dezembro a procissão ao mar, evento característico das Festas em Honra da Nossa Senhora da Agonia, que habitualmente se realizam em agosto. O momento será recriado a propósito da jornada mundial da juventude, que se realiza em portugal no próximo ano.
De acordo com o padre Domingos Meira, do Comité Organizador Diocesano de Viana do Castelo, os símbolos da JMJ vão passar o ano no Carmelo de Santa Teresinha, em Viana do Castelo, em cerimónia aberta a quem quiser estar presente.
A cruz e o ícone Mariano, chegarão por mar no dia 29 de dezembro, juntamente com os pescadores, a confraria da Senhora da Agonia e as imagens da Senhora da Agonia e de S. Bartolomeu dos Mártires.
No dia seguinte, os símbolos percorrem a cidade de Viana do Castelo, com animação de rua, visita a feira, arruadas, visitas a instituições, lares e hospitais. Os ícones vão ainda passar em Barroselas, na casa dos Passionistas, para uma noite de antecipação da passagem de ano, onde estará presente o padre Guilherme Peixoto, “que vai passar música”.
Já no último dia do ano, os símbolos estarão presentes na festa de São Silvestre, altura em que se benzem os animais no templo do Sagrado Coração de Jesus, no monte de Santa Luzia.
Em 30 de janeiro, os símbolos vão passar para a Arquidiocese de Braga através do rio Neiva.