Vila Nova de Cerveira | A Eurocidade Cerveira-Tomiño está a dinamizar o projeto ‘Rotas Minho-Roteiros Miño’, um conjunto de percursos pedestres que têm como objetivo dar a conhecer a riqueza paisagística, patrimonial, ambiental e natural deste território transfronteiriço.
Este projeito está a desenvolver através de caminhadas interpretativas e conversas. Resultado do projeto vencedor do IV Orçamento Participativo Transfronteiriço, as atividades são gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia.
Submetido pelo Clube Celtas do Minho (Vila Nova de Cerveira) e por Carlos Xabier Oliveira Ortega (Tomiño), esta iniciativa tem ainda como prioridade fomentar os hábitos de vida saudáveis de caminhar, promover ações de sensibilização ambiental ou patrimonial.
Devido aos condicionalismos provocados pela pandemia Covid-19, a participação nestas rotas transfronteiriças é limitada a 20 pessoas, sendo de caráter gratuito, mas sujeita a inscrição prévia no website da Eurocidade Cerveira-Tomiño (https://eurocidadeonline.cm-vncerveira.pt/#/home). Para mais informação contacte via eletrónica através de email ( roteirosminho@gmail.com ) ou por telemóvel (934 440 770).
A calendarização das rotas é a seguinte:
29 de agosto: Rota dos Fortes da Guerra de Restauração (09h30h. PT);
4 de setembro: Rota noturna do Cervo ao Niño do Corvo (23.30h. PT);
12 de setembro: Rota do Vale das Donas (09h00. PT);
26 de setembro: Rota da Pedra Furada (09.30h GAL);
10 de outubro: Rota do Alto da Pena (9h. PT);
23 de outubro: Rota das Fontes (09.30h. GAL)