Valença do Minho | Os novos titulares da Câmara e Assembleia Municipal de Valença tomam posse em 18 de outubro, segunda-feira, às 10h30, no auditório do C.I.L.V. – Centro de Inovação e Logística de Valença / E.S.C.E.. José Manuel Carpinteira será o novo Presidente do Executivo Municipal.
O Executivo Municipal será constituído por 3 vereadores eleitos pelo PS, 2 eleitos pelo PSD e 2 eleitos por JMFV – Fortalecer Valença.
A Assembleia Municipal será constituída por 10 eleitos pelo PS, 6 pelo PSD, 4 por JMFV, 1 do Nós, Cidadãos e pelos 11 presidentes de junta.
As Juntas de Freguesia contam com 6 presidentes eleitos pelo PSD, 3 do grupo JMFV e 2 do PS. Relativamente às Assembleias de Freguesia 37 elementos foram eleitos nas listas do PSD, 27 na do PS, 17 no grupo JMFV, 5 pelo Nós, Cidadãos e 1 pelo Remar por São Pedro da Torre.
A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos de Valença é publica, aberta a todos os interessados e contará com a presença de diversas entidades da euro-região.
Executivo Municipal:
PS (José Manuel Carpinteira, Ana Paula Xavier e Arlindo Sousa)
PSD (Manuel Rodrigues Lopes e Elisabete Domingues)
JMFV (José Monte e Rui Rodrigues)
Assembleia Municipal:
PS (José Cerqueira, Dora Guterres, Óscar Silva, Luís Amorim, Ana Moreira, Vítor Oliveira, Luís Coelho, Maria Pereira, Orlando Oliveira e Filipe Taveira)
PSD (Alberto Vilas, Inês Ferreira, Paulo Esteves, Aurélia Correia, Jorge Rodrigues e Liliana Cerqueira)
JMFV (Sebastião Alves, Paula Natal, Manuel Ferreira e Carla Conde)
NC (José Nogueira)
Presidentes de Junta
Boivão: Jorge Fagundes
Cerdal: Carlos Pereira
Fontoura: André Rodrigues
Friestas: Álvaro Alves
Ganfei: Armando Fernandes
São Pedro da Torre: Cristóvão Pereira
Gandra e Taião: Isídro Sousa
Gondomil e Sanfins: Paulo Pacheco
São Julião e Silva: Alexandre Lagoa
Valença, Cristelo Côvo e Arão: Diogo Silva
Verdoejo: José Roda
José Manuel Carpinteira – Curriculum
Engenheiro químico de formação e gestor empresarial de profissão, José Manuel Carpinteira, de 62 anos, residente em Valença, desempenhou desde 2015 até outubro de 2021, a função de Deputado à Assembleia da República, onde integrou a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, tendo sido coordenador do Grupo de Trabalho – Audiências.
Foi Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, de 1989 a 2013, onde estabeleceu uma trajetória autárquica de grande sucesso, tendo sido protagonista de um projeto de desenvolvimento económico, social e cultural que culminou com a atribuição do epíteto de Vila das Artes a este município vizinho.
Desempenhou, ainda, as funções de Presidente da Fundação da Bienal de Arte de Cerveira, administrador de Empreendimentos Eólicos Cerveirenses, SA, vogal do Executivo da Região de Turismo do Alto Minho e presidente da Federação Distrital do PS de Viana do Castelo.