Vila Nova de Cerveira | Fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Infraestruturas de Portugal – IP foi concluída, esta quinta-feira, a intervenção no troço urbano da Estrada Nacional 13, entre as rotundas Norte e Sul do concelho. A nova imagem daquela área resulta de uma requalificação urbanística que conjuga a valorização do ambiente e da mobilidade urbana, com a plantação de 38 árvores e a requalificação do passeio.
Em março, a profunda deformação dos passeios, com consequências danosas nos muros de sustento da EN 13, e o desgaste do pavimento da faixa de rodagem, levou a Infraestruturas de Portugal a fazer uma avaliação técnica no terreno, entre as rotundas Norte e Sul do concelho cerveirense. Pela gravidade registada, a decisão tomada foi a de remover as árvores existentes, cujas raízes invadiam o espaço utilizado por peões, dando também alguns sinais de presença na faixa de rodagem, potenciando sérios riscos em ambas as situações.
Terminada esta intervenção da responsabilidade do IP, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira procedeu à colocação de espécies arbóreas mais adequadas e que valorizam a qualidade do ambiente urbano, ao nível de segurança, barreira acústica e vertente paisagística, assim como executou toda a repavimentação dos passeios.