Paredes de Coura | São quase 1 milhão de euros, mais precisamente 992 924,03€, o valor total para a reabilitação da Escola Básica do 1º Ciclo de Paredes de Coura. Um esforço financeiro significativo para transformar o atual equipamento numa escola de cara nova, mais bonita, mais funcional, mais bem apetrechada e com melhores condições de segurança, mobilidade e de lazer para que as crianças courenses, professores e auxiliares da educação continuem a ter muito orgulho numa escola que tem formado sucessivas gerações de jovens deste concelho do Alto Minho.
“Investir em educação é investir no futuro de Paredes de Coura. Uma terra boa para viver só é possível com boa educação, com bons recursos humanos e com bons equipamentos educativos”, recorda Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, realçando que “o projeto teve o cuidado de contemplar espaços lúdicos adequados aos alunos e melhores condições de segurança e mobilidade. Em Paredes de Coura há um compromisso com a educação dos nossos jovens. A educação é estratégica: forma cidadãos, aumenta a competitividade do nosso território e transforma vidas”, sublinhou.
A reabilitação da Escola Básica do 1º Ciclo, cuja participação do FEDER envolve 688 810,21 €, faz-se ao abrigo da iniciativa “Prioridade de Investimento: 10.5 – Investimento no ensino, na formação, na formação profissional e nas competências e na aprendizagem ao longo da vida através do desenvolvimento das infraestruturas de formação e ensino” e tem por objetivo, no caso de Paredes de Coura, garantir a equidade no acesso à educação e contribuir para a melhoria geral das condições para a educação, incrementando igualmente pela melhoria dos espaços exteriores e a capacidade de acolhimento de crianças com deficiência ou incapacidade.
Intervenção urgente face às patologias apresentadas
Recorde-se que a Escola Básica do 1º ciclo de Paredes de Coura foi um a dos primeiros Centros Escolares do país, concentração de 20 escolas do 1º ciclo, reunindo todos os alunos deste nível de ensino do concelho. Esta escola, além de acolher os alunos do 1º ciclo do ensino básico, acolhe ainda o ensino pré-escolar, perfazendo, no ano letivo 2020-2021, 274 alunos, sendo 234 do 1º ciclo e 40 do pré-escolar.
Agora, esta intervenção considerada urgente pelas debilidades que o edifício apresentava e que, de alguma forma, comprometiam o normal desenvolvimento das atividades letivas e o conforto da comunidade escolar, só é possível pela candidatura ao Programa Operacional da Região do Norte 2014-2020 (Norte 2020).
Uma ação que vem assim colmatar uma situação deficitária, permitindo, indiscutivelmente, continuar a garantir a igualdade de oportunidades no acesso a espaços educativos de qualidade, como condição para que as políticas de redução do abandono escolar, de melhoria do sucesso educativo e de aumento das qualificações possam ser bem-sucedidas.
De acordo com as patologias inventariadas no diagnóstico efetuado pela equipa técnica do projeto, a empreitada a realizar contempla intervenções nas seguintes áreas: exterior (bloco A Polivalente, rufos, cantina, coberturas novas, fachada, muros exteriores, vãos, aros exteriores, guardas, estores) e interior (bloco A Polivalente, pavimento, paredes, bulletin board, tetos, claraboias, carpintaria).
A intervenção preconizada permitirá assim completar a requalificação do parque escolar do concelho e dar continuidade ao projeto educativo previsto na sua Carta Educativa, que tem garantido, através da racionalização da rede escolar e da concentração de alunos na sede do concelho, a equidade no acesso ao ensino pelos alunos de Paredes de Coura e o incremento do sucesso escolar, bem como a prevenção do abandono escolar.