Viana do Castelo | Viana do Castelo acolheu, ontem, a reunião da direção da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico. Na ocasião, foi preparado o encontro anual da Associação, designadamente as temáticas a abordar, que passarão pela mobilidade e pela gestão do centro histórico enquanto espaço urbanístico.
A sessão de trabalho ficou assim marcada pelas temáticas do encontro dos cerca de cem municípios que integram a associação e que querem ver abordados temas transversais a todos os centros históricos, designadamente a mobilidade no que toca às políticas de estacionamento, qualificação dos centros históricos e hierarquias de acesso.
De lembrar que a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico foi fundada em Lamego em de 1988. Conta com uma centena de autarquias inscritas, todas preocupadas com a defesa, com a valorização, com a revitalização e com a animação dos seus núcleos urbanos históricos.
São membros da APMCH os municípios portugueses que possuam zonas históricas, independentemente de serem já ou não classificadas como centros históricos e, que por deliberação autárquica, declarem aderir à instituição, sem distinções do tipo de aglomerado — cidade ou vila — nem da localização da zona ou das zonas históricas nesses aglomerados. Neste momento, a Associação, cuja sede nacional se fixou em Lamego, possui delegações regionais em Almeida e em Lagos.